-
Arquitetos: Joan Miquel Seguí; Joan Miquel Seguí
- Área: 270 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova entrada para a Estação Intermodal de Palma, originalmente construída em 2007 na Plaza de España, foi erguida onde já existia o acesso anterior à estação ferroviária.
O principal acesso à Estação Intermodal foi produzido por escadas que desciam em direção ao centro da estação, com o inconveniente de eventuais inundações - devido à sua condição de "funil" em direção à infraestrutura subterrânea -, inconveniente para os passageiros em dias ensolarados ou com chuva, além dos reparos constantes nas escadas rolantes por sofrerem com o mau tempo.
A intervenção concentra-se em dois aspectos: abranger o acesso à estação ferroviária e rodoviária intermodal de Palma de Maiorca por meio de uma cobertura plana e enfatizar a localização dessa entrada por meio de uma torre de informações, uma vez que está parcialmente oculta entre dois edifícios existentes.
A proposta executa uma ação simples, formando um volume composto por uma trama cerâmica que envolve a transformação mínima do ambiente, enfatizando a entrada. Simultaneamente, protege o acesso da estação da entrada de água e supõe a manutenção mínima da mesma, graças à sua materialidade simples.
O início da trama de elementos vazados está alinhado com a borda dos edifícios existentes, criando um diálogo formal que complementa a relação cromática e material entre a nova cerâmica e os edifícios antigos.
As peças de cerâmica foram projetadas e criadas especificamente para o telhado, trabalhando em conjunto com a empresa “Freehand Ceramics” e a fábrica Ferres Ceramics.
As peças têm dimensões de 12x24x12cm e são compostas por uma diagonal que permite sua colocação em ambas as direções, podendo criar padrões diferentes.
O novo telhado resolve o encontro com o pavimento existente, incorporando uma faixa de painéis compostos, semelhantes aos existentes, juntamente com uma grade de vidro, que recupera a visão dos jardins do parque das estações, localizados na parte posterior do acesso.
Uma praça é criada em frente ao telhado, marcada pela torre de informações, que pode ser vista de qualquer lugar da Plaza de España. A torre é revestida com o mesmo material da entrada existente. Na faixa que coincide com a trama do telhado, também são colocadas peças de cerâmica com as mesmas características.